Fale Conosco pelo WhatsApp

O principal objetivo do tratamento de Diabetes é manter a taxa de glicose em um nível saudável. Controlar o açúcar no sangue ajuda a reduzir o risco de desenvolvimento de problemas sérios de saúde. Para a maioria dos pacientes diabéticos a faixa saudável da glicemia antes das refeições (pré-prandial) é entre 90 e 130mg/dL, para após as refeições (pós-prandial)o valor deve ser menor que 180mg/dL.

 No decorrer do dia, o nível de glicose no sangue varia. Os alimentos elevam a taxa de açúcar no sangue.Exercícios físicos provocam a diminuição da glicemia. Por essas razões, é importante realizar uma monitorização desses valores.

Como realizar a automonitorização?

 O alimento é o maior responsável pela variação da glicose. Portanto, faça um teste de glicemia antes e outro após o início da refeição. O ideal é o resultado pós-prandialapresentar uma diferençamenor que 50mg/dL comparado ao resultado do teste pré-prandial.

 A medida da glicemiaalém de indicar o grau de controle do distúrbio, também fornece informações sobre o resultadodo tratamento utilizado. O paciente diabético que utiliza insulinas de ação intermediária (NPH, Lenta), o melhor horário para medir o seu efeito máximo é de 8 a 12 horas após a aplicação da insulina. Quando estiver usando insulinas de ação rápida (Regular/R), o melhor horário para medir o seu efeito máximo é de 2 a4 horas após a administração da insulina. Para as insulinas de ação mais rápida (Lispro ou Asparte), o melhor horário para verificar o seu efeito é de 2 horas após a sua aplicação.

 Os pacientes bem controlados podem medir sua glicemia 2 a 3 vezes por semana, antes das refeições em alguns dias e após as refeições em outros dias. Podem intercalaro monitoramento da glicemia com testes deglicosúria(glicose na urina). Em pacientes diabéticos instáveis, medidas mais freqüentes serão necessárias. O médico indicará os melhores horários e tipos de exames para serem feitos em cada caso.

Fonte:Minicucci, W.J. "Diabetes. O que fazer em situações especiais." Johnson&Johson "Diabetes Sem Segredos".

Assine nossa Newsletter
Receba novidades, ofertas e cupons.