Fale Conosco pelo WhatsApp

Algumas vezes as pessoas esquecem de tomar a medicação!

Se o tratamento é feito com hipoglicemiantes orais(ou seja, comprimidos) e essa situação acontecer raramente, não causará grande alteração do controle do Diabetes.

O que fazer? Se você deveria tomar o comprimido no café da manhã e esqueceu, tome-o no almoço; se deveria tomá-lo no horário do almoço, faça-o antes do jantar. Atenção! Os comprimidos que não foram tomados durante o dia, na hora certa, não devem ser tomados após o jantar ou antes de deitar.

E se você esquecer de usar a insulina injetável? É muito importante prestar atenção no horário indicado pelo médico para aplicar a insulina. Respeitando esse cuidado, você garante a segurança e a eficácia do seu tratamento para o Diabetes.

Mas o que fazer se acontecer algum descuido? Se puder, meça a sua glicemia. Quanto mais atrasado estiver em relação ao horário de aplicação da insulina, menor a quantidade que deverá ser administrada. Reduza a dose para 2/3 ou pela metade. Atenção! Se isso ocorrer com uma criança ou se houver um descontrole importante do Diabetes, no caso de um adulto, fale com seu médico imediatamente.
 

Fonte: Minicucci, W.J. "Diabetes. O que fazer em situações especiais."

Assine nossa Newsletter
Receba novidades, ofertas e cupons.